Sobretudo.


A palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e enviar os estímulos sensoriais e psicológicos necessários para a sua manutenção e motivação. Como já diz a própria Wikipédia o conceito mais popular envolve o tal grande mostro, ou fada, seja lá qual for para cada um, o afeto por outra pessoa seja do sexo oposto ou do mesmo sexo até porque viva as diferenças. Afim de encontrar a tão sonhada alma gêmea, vivemos numa busca incessante por um ser que nos faça sentir borboletas no estômago, que ocupe cada segundo do nosso pensamento, que faço parar o tempo ao seu lado, que nos faça rir e chorar de saudades. Um ser diferente de qualquer outro, porque é o 'meu amor', lindo aos nossos olhos, apesar de qualquer coisa, aquele ser que que irá sussurrar aos nossos ouvidos um: Eu te amo.
As vezes eu me pego questionando se realmente existe ou irá existir alguém assim, que me ame do jeito que eu sou, a quem eu possa dizer: ♫ Diga a verdade ao menos uma vez na vida, você se apaixonou pelos meus erros? Ou melhor que pense como eu e que me queira tão bem a ponto de ser fiel e não se prestar ao papel de ser odiado por ser tão amado. Porque será que buscamos uma pessoa que nos ame tanto assim, porque sempre estamos em busca da tão sonhada 'batida perfeita'? Não sei. Mas um fator importante que um dia poderá explicar tudo isso, se houver mesmo explicação, seja que mesmo desde dos primórdios ,Deus criou uns aos outros para fazerem parte de algum tipo de relacionamento, dependência que move todo esse amor, não foi a toa que vendo Adão tão sozinho no Paraíso criou Eva.
O mais dificil, talvez, seja esperar por tanto tempo um certo amor, seja ele quem for. Por isso, agora resolvi apenas seguir certos preceitos dignos de Zeca Pagodinho: deixa a vida me levar. O que tiver que ser  talvez será, pois é errando que se aprende mesmo, mas um dia descubro o jeito certo de lhe dar com as pessoas, de fazer, de amar. Aponta pra fé e rema, rema passarinho, segue seu rumo e espera pelo acaso: ♫ Verdades não vão faltar e quando menos esperar, eu vou estar aqui. No peito essa voz guardar e quando menos esperar, a solidão irá partir prum lugar que eu não sei se o sonho vai te (re)encontrar se vamos conseguir voltar a ser. Tão difícil entender, mas os dias me fazem ver que a verdade é você e tentar me esconder, aceitar que meu coração não vai mais sofrer.
"Ao meu amor partido que partiu e aqui deixou lembranças doces e vivas e internas, como se amor fosse uma coisa nossa, não é, e jamais foi meu bem, amor é aquilo que nos pertence, mas que não pode ser nosso, amor é só do amor, e dura apenas enquanto durar amar." Basílio Ferreira Filho
Só me resta, então dizer que sim, o amor pode ser tudo isso mesmo, e é. Mas, como diria Caio Fernando Abreu: Sobretudo,  não se angustie procurando-o: ele vem até você, quando você e ele estiverem prontos.


                                                                                    Maria Oliveira Nascimento.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS